6 passos rápidos para cuidar bem do seu vestido de noiva


1. Guarde o seu vestido de noiva limpo e livre de manchas
Acerte na escolha: opte por uma lavanderia especializada, certificada e indicada pelos principais estilistas e profissionais do mercado.

2. Não utilize embalagens plásticas
Embalagens de plástico ou nylon acumulam umidade e favorecem o aparecimento de mofos, manchas e danos à integridade do tecido.

3. Circulação de ar é essencial
Quando você guardar o seu vestido de noiva, é necessário que o ar circule livremente em volta dele para que as fibras do tecido possam respirar. Nada de deixá-lo entulhado no cantinho do armário!

4. Guarde o seu vestido em embalagem de algodão cru ou TNT
Esses tipos de embalagem servem para proteger o seu vestido da exposição da luz (natural e artificial) e da poeira, assim como diminuir a umidade relativa do ar em volta do vestido.

5. Mantenha o seu vestido na posição horizontal
Para evitar que o seu vestido de noiva sofra deformações com o passar do tempo, a melhor forma de guardar o seu vestido é na horizontal, com o menor número de dobras possíveis. Utilize papel de seda livre de ácido ou algodão cru para amortecer vincos permanentes. Não coloque nada pesado por cima dele. É necessário mudar a posição do seu vestido de vez em quando.

6. Utilize cabides de madeira ou acolchoados
Caso não seja possível mantê-lo deitado, o ideal é que você pendure o seu vestido de noiva em um cabide de madeira firme ou acolchoado. Nunca utilize o de metal, pois pode sofrer oxidação ao longo do tempo. Sempre pendure o seu vestido por um fitilho preso no forro, na altura da cava ou da cintura. Esse fitilho irá suspender o seu vestido, diminuindo assim a pressão sofrida nos ombros do vestido.